Psicoterapia

O que é?
Em linhas gerais, a psicoterapia é uma prática terapêutica voltada para tratar os problemas psicológicos, tais como os transtornos de ansiedade, transtornos de humor e transtornos do desenvolvimento, bem como problemas emocionais diversos como problemas de relacionamento, conflitos no trabalho e diversos outros assuntos que envolvem nossa saúde mental.
A psicoterapia é a principal linha de trabalho para os problemas emocionais e tem alguns objetivos centrais:
-
Restabelecer o funcionamento psicológico do paciente;
-
Permitir que o paciente compreenda as causas do que lhe acomete, para que possa encontrar recursos psicológicos para lidar com suas dificuldades, problemas, etc.;
-
Desenvolver meios de agir no mundo, redefinindo seus traços de personalidade;
-
Solucionar problemas pontuais, que o afligem, bem como observar questões de cunho mais existencial.
Psicoterapia online
A psicoterapia online é respaldada pelo Conselho Federal de Psicologia através da Resolução CFP nº 011/18 e segue os mesmos preceitos da abordagem presencial, porém com algumas diferenças pontuais, tais como a falta da necessidade de deslocamento do paciente, o uso de uma tecnologia de comunicação e maiores cuidados com a privacidade por não ocorrer em um ambiente de controle do terapeuta.
Com meus pacientes, utilizo o Zoom para os atendimentos e envio o link para a realização da sessão ao iniciarmos o processo. Para que tenhamos uma boa experiência nesse formato, algumas recomendações poderão lhe ajudar ao iniciar a psicoterapia online:
Terapia
Cognitivo-Comportamental
A forma de atuar e de planejar o tratamento psicológico depende da abordagem teórica e terapêutica que o profissional segue. Uma abordagem é uma perspectiva que envolve
determinadas suposições sobre o comportamento humano.
​
A abordagem que utilizo para meus atendimentos é a da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que contém alguns pressupostos básicos:
​
1.Os pensamentos influenciam nossas emoções e nossos comportamentos;
2.Os pensamentos podem ser monitorados e modificados;
3. Emoção e comportamento desejados podem ser alcançados através da mudança de pensamento.
​
Para essa abordagem, não são os eventos em si que são um problema, mas sim, a forma como os interpretamos. Nesse sentido, modificando a forma de interpretação, poderemos modificar nossa reação diante deles.
Focos de intervenção
Assim como nem todo arquiteto trabalha com todos os tipos de reformas e construções, enquanto psicólogo, também possuo alguns focos específicos de intervenção:
Depressão Ansiedade Luto Relacionamentos interpessoais Estresse Desajustamento em situações de saúde em geral
Concepções sobre a masculinidade